mInis & tRemoços!

Dezembro 02 2009

Aproveitando estas vagas de feriados, bem como o espírito que advém do S. Martinho, decidi ir provar o vinho (a água pé já era) para manter a alma e o corpo quentinho, ora aí está!

 

O país vai de mal a pior... prisioneiros com penas reduzidas, corrupção ao mais alto nível, guerra entre os clubes que lideram a tabela da liga de futebol. greve dos árbitros da Inatel, escutas telefónicas, a crise, os políticos, tudo graves problemas desta sociedade que cada vez acredito mais que seja do salve-se quem puder (leia-se: salve-se quem for mafioso e corrupto).

 

Para contradizer estes tristes factos, dediquei uns dias à descoberta do mais precioso e belo líquido da natureza, após a cerveja claro, que é o vinho.

Como estou em terra de vinha, vinhos, vinhedos e vindimas, nada melhor que começar pelos santos da casa, que plos vistos até fazem milagres :)

 

Domingo saí aqui da tasca, deixando as minis (quase) de parte por uns dias para me aventurar nas adegas cá da terra... São muitas, eu sei, mas em dois dias consegui ir a duas o que prefaz uma boa média.

 

Na primeira surge um queijinho caseiro, uns jarros de bom tinto (e branco não o provei) e uma lareira acolhedora, uma guitarra, duas gaitas de beiços e uma cana rachadas.... Meia dúzia de rouchinois afinados e lá vai o bailarico armado, do pimba ao fado, passando mesmo pela música erúdita e clássica e ainda dando uma espreitadela na música de revolução de Abril...

Era possivelmente o mais novo na tasca, a julgar pela média de idades que devia de estar nos 50 anos mas gostei bastante e fiquei de voltar para jantar um dia destes, um belo bacalhau assado ou quem sabe uma sopa de ossos.

 

Na terça feira foi dia de ir a outra taberna... provar a azeitona nova, as sandes de azeite e alho com o novo azeite, um bacalhau com nozes e claro está uns valentes malhões de bom tinto da casa, este ainda em pipa de madeira servido em copo de barro.

Fiquei por pouco tempo pois a lareira já estava meio apagada e porque hoje era dia de trabalho mas valeu a pena o breve momento!

 

Daqui a dias tentarei visitar outros destes locais que felizmente ainda abundam aqui na vila e assim provar mais tinto precioso, petiscos e claro, aquecer para proteger do frio que se tem feito sentir. No próximo feriado quem sabe...

 

Juntando o útil ao agradável, anima-se a malta, ajuda-se o comércio local, preservam-se tradições e adquire-se a cultura que as tv's e jornais não passam para fora, para não falar no que se aprende nestes locais sobre o mundo real e as politiquices e fofocas que por aí correm...

Corrupção aqui não há, e quando te perguntam se é branco ou tinto, basta dizer: Cheio!

 

Fica então um "cheirinho" da animação por estas bandas:

 

publicado por davidbranco às 16:11

dia-a-dia numa tasca virtual que é a imagem do local tipicamente Português: A Tasca (em representação de todas as tascas) onde se come o belo do tremoço a acompanhar a Mine... Assim se vai criticando e olhando a sociedade...
mais sobre mim
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar